terça-feira, agosto 30, 2005

MARCAS QUE DUUUURAM

Pesquisa ABA/Top Brands 2005 analisa a confiança e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro

A importância da marca de um produto ou de uma empresa deixou de ser apenas o motivo pelo qual se realiza uma compra com confiança. O consumidor fiel quer mais. Uma marca forte e reconhecida pode traduzir o comportamento de uma pessoa. Para as empresas, investir na consolidação da própria marca passou a figurar nas prioridades do planejamento de comunicação e marketing. A mídia já divide espaços com novas ações, agora o branding conquista seu próprio lugar ao Sol, ou melhor, Astro-Rei, marca essa exclusiva, desejada por tantos turistas e veranistas.

Saiba que OMO é a marca mais respeitada entre os sabões em pó e que COCA-COLA ainda é imbatível, e que o fusca, da Volkswagen, não sai da memória de muita gente. Estes são alguns dos resultados da pesquisa ABA/Top Brands 2005 - desenvolvida pela Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas e pelo Comitê de Branding da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) -, que apontou as líderes de mercado Omo e Coca-Cola com os maiores índices de Top of Mind. O detergente em pó obteve 82% das menções em sua categoria, enquanto o refrigerante teve 57%.

"Os números apontam que, apesar de crises e problemas de gestão, uma marca forte não é fácil de ser destruída e resiste bem ao tempo. Sob um olhar de fora, se as empresas conseguissem separar a marca do problema, teriam todas as chances de reocupar suas posições no mercado", comenta Marcos Machado, presidente do Comitê de Branding da ABA e sócio-diretor da Top Brands, que apresentou o estudo no Fórum Internacional ABA Branding, entre 23 e 24 de agosto, em São Paulo.

O que sua empresa faz hoje pela continuidade da própria marca? E o que a sua empresa espera desta marca para os próximos 5 e 10 anos?

A propósito, a marca que duuuuuuura e está presente no mundo todo, é a marca das pilhas do coelhinho Bunny, é a marca Duracell.

Quer saber mais sobre outras categorias, como companhias aéreas e leites longa-vida? Meio&Mensagem

Quer saber mais sobre Planos de Marketing para a consolidação da sua marca? Tunin::GrandeIdéia